Santa Maria encerra safra com alta na produção de açúcar
Produção total foi superior a 19 mil toneladas de açúcar o que representa um percentual de crescimentos de 16,14%
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 13/03/2021 - Matéria atualizada em 13/03/2021 às 04h00
Com a safra 20/21 já finalizada, a usina Santa Maria contou com uma produção total superior a 19 mil toneladas de açúcar o que representa um percentual de crescimentos de 16,14% em comparação ao ciclo passado, quando o acumulado foi de 16.370 toneladas.
Localizada no município de Porto Calvo, na região do litoral norte de Alagoas, a unidade industrial processou, nesta safra, 317.049 toneladas de cana, além de ter produzido mais de 11 milhões de litros do etanol.
“Neste ciclo, a Santa Maria acabou moendo menos 13% de cana em comparação a safra passada em função, basicamente, da redução na disponibilidade de mão de obra para o corte de cana no período de setembro até final de novembro. Entre os motivos que geraram essa redução no início do corte, se destacaram o auxílio emergencial pago pelo Governo Federal, além do período eleitoral que se estendeu até novembro. Com isso, nossa janela de safra não aproveitou totalmente o potencial dos fornecedores devido a esse início tardio no corte da cana”, afirmou o diretor da usina, Leonardo Oiticica.
Mas, de acordo com o industrial, apesar de uma moagem com uma quantidade menor de cana beneficiada, “a usina Santa Maria produziu mais açúcar em comparação ao ano passado. Este cenário, demonstrou a tendência do mercado de ter sido um ano com o mix mais açucareiro”, destacou.
Safra
A safra 20/21 teve início na segunda quinzena de agosto do ano passado, contando com 15 unidades industriais em operação. Nesta moagem, segundo levantamento do Sindaçúcar-AL, com base nas informações repassadas pelas unidades industriais, o ciclo deve contar com uma produção final de 17 milhões de toneladas de cana processadas.