app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Rural Declaração é o acesso do agricultor familiar às políticas públicas de crédito e aos programas de compras institucionais

Governo prorroga validade das DAPs

Mais de 1,6 milhão de declarações do Pronaf tiveram a vigência ampliada

Por MAPA | Edição do dia 27/03/2021 - Matéria atualizada em 27/03/2021 às 04h00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), anunciou uma nova prorrogação no prazo de validade das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) devido à pandemia do coronavírus. De acordo com a Portaria n° 121, será prorrogada por seis meses a vigência das declarações com vencimento entre os dias 31 de março de 2021 e 30 de setembro de 2021.

O Sistema da DAP realizará, de forma automática, a atualização nas datas de validade das declarações. O beneficiário poderá consultar a alteração no “Extrato DAP” que já está disponível no endereço eletrônico http:// smap14.mda.gov.br/extratodap/.

Mais de 1,6 milhão de DAPs terão sua vigência ampliada, evitando a locomoção desses beneficiários até os órgãos e entidades emissoras de DAP para a renovação do documento. Além de atender as medidas de prevenção ao contágio do novo Coronavírus, a iniciativa assegura a esses pequenos produtores a continuidade do acesso às políticas públicas do governo federal, como explica o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke.


Declaração é o acesso do agricultor familiar às políticas públicas de crédito e aos programas de compras institucionais
Declaração é o acesso do agricultor familiar às políticas públicas de crédito e aos programas de compras institucionais - Foto: Divulgação
 

“Estamos focados na análise e adoção de iniciativas que possibilitem minimizar os impactos econômicos e sociais da pandemia em relação aos produtores familiares e suas organizações. A nova prorrogação é necessária, pois a DAP é a carteira de identidade do agricultor familiar e o passaporte de acesso às políticas públicas de crédito e aos programas de compras institucionais. Essa iniciativa auxiliará o pequeno produtor na manutenção e na distribuição de sua produção, seguindo as medidas de segurança necessárias”, destaca Schwanke.

Mais matérias
desta edição