app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5699
Rural

Unicafes pede celeridade na distribuição de sementes

Entidade alerta que produtor precisa receber de imediato as sementes já que conta com a chuva para plantar

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 10/04/2021 - Matéria atualizada em 10/04/2021 às 04h00

A Federação Unicafes Alagoas, que representa 30 cooperativas da agricultura familiar no Estado, quer celeridade para o início das operações do Programa de Sementes visando melhor aproveitamento de plantio da safra 2021. A distribuição, segundo a portaria nº44 de 25 de março de 2021, será de milho, feijão ou sorgo.

A operação vai permitir que o agricultor opte por até duas culturas distintas, sendo dez quilos de semente por cultura. Para a presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Alagoas (Cooperal), Maria Alves, a demanda do agricultor é urgente.

“Foi uma solicitação da Unicafes e suas cooperativas, tendo ciência que a semente vem fazendo falta. Ainda não é a quantidade que a gente queria, e esperamos que os próximos possam atender amplamente. No mais, o produtor precisa receber de imediato, principalmente aquele que conta com a chuva para plantar”, disse a dirigente da cooperativa.

Mesmo sendo um programa orquestrado por processo de licitação, a retomada do Programa de Sementes pelo governo do Estado deve impulsionar a safra 2021.“Teremos uma safra mais otimista e produtiva, certamente. Temos discutido junto ao secretário João Lessa pontos para requalificar, dando mais perspectivas para a produção”, relata Antonino Carvalho, presidente da Federação.


Distribuição, segundo a portaria nº44 de 25 de março de 2021, será de milho, feijão ou sorgo
Distribuição, segundo a portaria nº44 de 25 de março de 2021, será de milho, feijão ou sorgo - Foto: Getty Images
 

GARANTIDO

O governador Renan Filho confirmou que o Programa de Distribuição de Sementes será retomado pela Secretaria de Agricultura com a distribuição podendo ser iniciada a partir da próxima semana. “Vamos lançar este mês mais uma edição do programa em Alagoas. Isso é importante por garantir novos investimentos para fortalecer a inclusão produtiva sobretudo neste momento em que vive o Brasil em meio a pandemia. Fortalecer a agricultura familiar e dar alternativas ao homem do campo, deve ser sempre o caminho a ser seguido”, declarou Renan Filho.

Mais matérias
desta edição