Rural
Começa primeira etapa da vacinação contra aftosa
Alagoas conta com mais de um milhão de animais; meta é vacinar 100% do rebanho

Com um rebanho superior a um milhão de bovídeos (bovinos e bubalinos), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, iniciou, neste 1º de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021.
A abertura oficial está prevista para ocorrer, nesta segunda-feira, dia 03, na Fazenda Santa Luzia, zona rural de Maceió, a partir das 10h, com a vacinação assistida de animais.
Tendo como meta imunizar 100% do rebanho, presente em 67.227 propriedades rurais do Estado, a etapa ocorrerá durante todo o mês de maio com a vacinação sendo encerrada dia 31, data limite para o criador comprar a vacina nas lojas de revenda de produtos agropecuários. Já a declaração segue até o dia 15 de junho.
Com o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, Alagoas conquistou, na primeira etapa de maio do ano passado, uma cobertura vacinal do rebanho de 97,1% e na segunda, ocorrida em novembro, 97,7%.

Além de ter alcançado um recorde na vacinação na segunda etapa, o Estado obteve ainda o maior índice de cobertura vacinal da região Nordeste e o oitavo do Brasil, de acordo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Convocamos os nossos parceiros produtores rurais do Estado de Alagoas para, mais uma vez, abraçarmos uma causa nobre, que trará benefícios para todos. Em maio, tem início mais uma etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A exemplo de outros anos, precisamos do empenho e da dedicação do criador alagoano. Com a ajuda de todos, vamos superar os índices obtidos de 2020 para que possamos atingir a meta de 100% do rebanho vacinado e o tão sonhado status de zona livre sem vacinação”, declarou o presidente da Adeal, Isaac Albuquerque.