loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 20/04/2026 | Ano | Nº 6206
Maceió, AL
28° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Rural

Rural

Projeto integra lavoura, pecuária e floresta

Áreas rurais acompanhadas pelo Sebrae ficam em fazendas de Maceió, Chã Preta, Viçosa e Passo do Camaragibe

Ouvir
Compartilhar

O Projeto Silvicultura, desenvolvido pelo Sebrae Alagoas, tem incentivado a produção do eucalipto envolvendo a Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). Atualmente, segue acompanhando com consultores de empresas credenciadas, experimentos para fomentar o consórcio das atividades no estado, sobretudo na Zona da Mata alagoana.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Cristina Loureiro, ressalta que quatro experimentos estão em andamento com essa mesma proposta de fazer o consórcio de atividades utilizando eucalipto na região que tem condições climáticas adequadas.

Sebrae conta com quatro experimentos em andamento no Estado com a proposta de consórcio
Sebrae conta com quatro experimentos em andamento no Estado com a proposta de consórcio | Foto: Divulgação

O monitoramento nas unidades e a divisão em blocos de árvores são feitas na Fazenda Santa Luzia, em Maceió; Fazenda Bonito, em Chã Preta; Fazenda Esporão, em Viçosa, e Fazenda Buenos Aires, em Passo do Camaragibe, com a atuação de profissionais capacitados em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“A ideia é que a gente transforme esses experimentos em uma vitrine para aquele produtor que tem interesse em investir nesse consórcio de atividades e poder ver na prática que dá certo. Esses resultados estão sendo acompanhados por um grupo de 30 profissionais que estamos formando através de capacitação continuada feita pela parceria. A gente acredita que são pessoas que vão poder orientar, em breve, os produtores interessados em investir”, afirma Cristina Loureiro.

Relacionadas