Rural
Asplana luta por reabertura de usinas
Proposta será apresentada na próxima reunião da Câmara Setorial

A reabertura de unidades industriais da agroindústria canavieira fechadas, será um dos temas que serão debatidos na próxima reunião da Câmara Setorial do setor canavieiro que será realizada pelas entidades do segmento e o governo do Estado de Alagoas.
“Vamos marcar essa reunião para que possamos avançar nesta pauta de reabertura de indústrias que é muito importante para Alagoas, gerando mais empregos e renda para o Estado”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana), Edgar Filho.
De acordo com o dirigente do setor, uma unidade industrial canavieira gera em torno de dois mil empregos diretos. “É muito importante que elas sejam reabertas. O governador tem essa sensibilidade pela questão social. Só tem a ganhar o setor e o Estado. Levamos a proposta da reabertura ao governador e estamos aguardando a resposta sobre a reunião da Câmara Setorial para que possamos avançar nesse ponto”, reforçou.

Segundo Edgar Filho, em função do fechamento de algumas unidades industriais, a exemplo do que ocorre no litoral norte do Estado, muita cana de Alagoas tem sido levada para o estado vizinho de Pernambuco.
“Com isso, a gente vislumbra a oportunidade de reabrir uma unidade desta que esteja fechada, principalmente no Litoral Norte. Pedimos ao governador também que seja revista a questão fiscal para ser adequar um pouco a Pernambuco que tem um incentivo fiscal a mais de 6% para uma unidade industrial que está em recuperação judicial fechada, que venha a ser reaberta”, declarou.