loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 05/07/2025 | Ano | Nº 6004
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Rural

Rural

Cooperativas querem fortalecer relação com escolas

Empresas buscam apresentar leques de produtos, que podem ser comercializados via PNAE, fornecidos pelas 18 cooperativas que formam a Unicafes em AL

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no sistema de educação de Alagoas foi tema da reunião realizada, essa semana, na Secretaria da Educação, entre a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e o gestor da pasta, Rafael Brito. As cooperativas planejam uma ação estratégica de aproximação com a comunidade escolar a partir da realização de eventos para apresentação dos produtos das 18 cooperativas que formam a Unicafes em Alagoas.

Segundo o presidente da federação, Antonino Cardozo, além de fazer política de relacionamento, a instituição está se estruturando como grande centro comercializador dos produtos da agricultura familiar.

“É essencial firmamos essa parceria com os gestores escolares para, numa ação só, conseguirmos para o nosso Estado mais saúde e qualidade na nutrição escolar, como também emprego e renda para o agricultor que tem a política pública como principal cliente”, declarou Cardozo.

Em reunião, Brito reforçou apoio ao pleito das cooperativas
Em reunião, Brito reforçou apoio ao pleito das cooperativas | Foto: Divulgação

O secretário Rafael Brito, na oportunidade, apresentou o Programa Mais Merenda e acenou positivamente para parcerias. “Reunião muito importante para que a gente possamos viabilizar um caminho para que a agricultura familiar possa ser contemplada e os agricultores conseguirem a sua margem mínima de 30% entre a compra dos itens da merenda”, destacou.

As compras para a alimentação escolar são feitas, segundo o gestor, de forma descentralizada de acordo com a gestão das 380 unidades educacionais presentes em Alagoas. “Vale lembra que o Estado não compra merenda, ela é descentralizada e os gestores quem tem essa autonomia. Logo, fortalecendo essa relação creio que o segmento tem total condição de ser contemplado”, afirmou Brito.

Participaram do encontro representantes das cooperativas CPLA, Cooperal, Cocreal, Copaaf, Capial e Coopaiba.

Relacionadas