Rural
APP aproxima produtor da assistência técnica
Lançado pela Emater, aplicativo, por enquanto, está disponível apenas para dispositivos Android

Com o intuito de superar as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) lançou um aplicativo para facilitar a comunicação do técnico extensionista com o agricultor familiar. Por enquanto, está disponível apenas para dispositivos Android.
Sob o nome “Emater AL”, o sistema do app trará grande impacto na vida do produtor rural, uma vez que foi criado com a intenção de entregar uma resposta rápida ao agricultor que está lá na outra ponta, para que, com o conhecimento repassado, ele consiga melhorar o desempenho de sua produção.

“O atendimento online vai suprir uma demanda da Emater e é muito simples. Funciona como um bate-papo. O produtor tem acesso ao perfil dele e pode falar diretamente com um de nossos técnicos, que terão, durante os dias úteis, em média três horas como tempo limite de resposta. Mas a interação é instantânea”, explicou o coordenador de TI do Instituto, Marival Santos.
Marival também contou que, por meio do app, a Emater vai chegar até mesmo nos lugares onde não possui escritórios ou técnicos, se fazendo presente em todo o território alagoano.
“Por meio desse novo sistema, vamos conseguir saber quais são as dúvidas mais frequentes, o que é mais atendido, quais são as culturas mais cultivadas, dentre outros. Isso vai fazer com que a gente melhore o atendimento direcionado ao homem do campo, facilitando a comunicação com os técnicos”, ressaltou o presidente da Emater, João Paulo.