loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 15/07/2025 | Ano | Nº 6010
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Rural

Rural

Unicafes festeja cooperativismo com CoopsDay

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Comemorado no sábado passado, 3 de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo, foi celebrado sob o tema “Juntos reconstruímos melhor”. De acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI ), o CoopsDay deste ano mostrou à sociedade como as cooperativas estão enfrentando a crise pandêmica da Covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e ambientalmente justa.

Em Alagoas, a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), enfrenta o desafio da reconstrução das cooperativas da agricultura familiar que sofreram ou sofrem com desafios impostos pela pandemia. Das 52 cooperativas de agricultura familiar existente no Estado, apenas 18 conseguiram se manter em plena atividade.

CoopsDay, deste ano, mostrou à sociedade como as cooperativas estão enfrentando a crise pandêmica da Covid-19 com solidariedade e resiliência
CoopsDay, deste ano, mostrou à sociedade como as cooperativas estão enfrentando a crise pandêmica da Covid-19 com solidariedade e resiliência | Foto: Divulgação

O agro tem uma importante participação no sistema cooperativo, com mais de 10% das 300 maiores cooperativas do mundo, hoje, são do setor. No Brasil, o agro reúne 1.223 cooperativas, com mais de 992 mil cooperados e 207 mil empregos, conforme os dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Segundo o presidente da Federação Unicafes, Antonino Cardozoo explica que a maior dificuldade para as cooperativas da agricultura familiar foi a descontinuidade de programas públicos, especialmente a interrupção das compras da merenda escolar. “Agora que todos os setores estão retomando suas atividades, estamos trabalhando, juntos, para que todas essas voltem a operar plenamente, gerando mais renda e mais empregos”, pondera.

Relacionadas