SMP abre temporada de leilões da Expoagro
O 3º Mega Touros, que ofertará 100 lotes, traz tourama homogênea pronta para soltar na vacada e de fácil adaptação
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 11/09/2021 - Matéria atualizada em 11/09/2021 às 04h00
Em meio a retomada da economia diante da pandemia, o ritmo dos eventos agropecuários vem se intensificando a cada dia em Alagoas. Neste sentido, a programação comercial da Expoagro 2021 tem a largada dada, neste domingo, 12, com a edição virtual do 3º Mega Touros, promovido pelos pecuaristas Márcio e Mauro Paiva, do Nelore SMP. O remate vai ao ar pela Agreste Leilões TV, no Youtube, às 13h, com a oferta de 100 lotes de reprodutores nelore retirados da reserva do criatório.
“São produtos comprovadamente aptos para melhorar a rebanho seja por elevar a produtividade de carne ou elevar a base genética dos animais avaliados pelo programa de Melhoramento Genético da Associação Brasileira dos Criadores do Zebu e estrategicamente selecionados para a produção na vacada”, destacou Mauro Paiva.
A opção em comercializar somente reprodutores nelore demonstra novos movimentos no mercado e isso fica nítido na nova paginação dos leilões com uma cartela de produtos ainda mais potente para o consumidor pecuário. No mercado de bovinos machos, por exemplo, a temporada 2020 registrou um número de 60 mil touros em leilões.
“A genética exige bons reprodutores para a monta natural ou reprodução por inseminação. Estima-se que o plantel nacional conta com cerca de 60 milhões de matrizes o que coloca em questão a grande demanda pelos reprodutores realmente melhoradores para entourar essas vacas. Estudos apontam que só 15% dessas matrizes são atendidas por reprodutores certificadamente melhoradores”, informou o veterinário Arthur Rebelo.
O Nelore SMP vem trabalhando seleção do bovino nelore há 30 anos com foco na produtividade, ganho de peso e eficiência reprodutiva. A oferta exclusiva de machos nelore, entre 24 e 28 meses, segue a filosofia em trabalhar com o melhor material genético e assim ofertá-lo ao mercado.
“São animais prontos para a vaca, com andrológico positivo e altamente reprodutores. A escolha dos reprodutores deve ser considerada uma decisão determinante do sucesso do sistema de produção e por isso deve ser tomada criteriosamente. Além do valor genético, os touros precisam apresentar boa condição corporal, boa conformação genital, boa libido, boa qualidade espermática. Que possam, no padrão da raça, serem eficientes ao cobrir e fecundar as matrizes e assim transmitir sua superioridade genética aos descendentes” afirmou Rebelo.
Dinâmico e atento ao atendimento pós-venda, o remate ainda fará a entrega dos animais comercializados na região Nordeste. O cliente também terá condição de pagamento parcelado em 30 vezes. Os promotores do leilão Mega Touros farão a apresentação da boiada, neste sábado, um dia antes do remate, às 9h, na Fazenda Campina. Já a batida do martelo acontecerá, neste domingo, 12, no formato virtual, a partir das 13h.