app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5854
Rural

Vacinação da aftosa é prorrogada

Decisão do Ministério da Agricultura atende pleito da Adeal diante da falta de vacinas nas lojas de revendas de produtos agropecuários

Por Assessoria | Edição do dia 04/12/2021 - Matéria atualizada em 04/12/2021 às 04h00

Diante da dificuldade na aquisição de doses de vacina pelos produtores rurais, a Divisão de Febre Aftosa (Difa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021. O prazo segue até o dia 15 de dezembro, conforme comunicado da Superintendência Federal de Agricultura em Alagoas (SDFA/AL). A medida atende a um pleito da Adeal mediante a escassez de doses antiaftosa nas lojas de revenda.

Devido à prorrogação, o Mapa também estendeu até o dia 30 de dezembro o prazo para que o criador possa efetuar a declaração de vacinação.

A segunda etapa da campanha de vacinação, que teve início no dia 1° de novembro e que seria encerrada no dia 30, é restrita apenas a animais – bovinos e bubalinos – com idade de zero a dois anos de vida.

 

Criador tem agora até o dia 15 de dezembro para fazer a vacinação
Criador tem agora até o dia 15 de dezembro para fazer a vacinação - Foto: DORGIVAL JUNIOR
 

De acordo com a Adeal, a meta de Alagoas é vacinar mais de 500 mil animais. Na primeira etapa, ocorrida em maio passado, foi obtida uma cobertura vacinal superior a 97% do rebanho, mantendo Alagoas com um dos melhores índices vacinais do país.

A febre aftosa tem grande importância social e econômica. A doença causa grandes perdas com a redução de produtividade dos rebanhos, além de afetar o comércio interno e, principalmente, as exportações.

Mais matérias
desta edição