loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Rural

Rural

Vacinação da aftosa é prorrogada

Decisão do Ministério da Agricultura atende pleito da Adeal diante da falta de vacinas nas lojas de revendas de produtos agropecuários

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Diante da dificuldade na aquisição de doses de vacina pelos produtores rurais, a Divisão de Febre Aftosa (Difa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021. O prazo segue até o dia 15 de dezembro, conforme comunicado da Superintendência Federal de Agricultura em Alagoas (SDFA/AL). A medida atende a um pleito da Adeal mediante a escassez de doses antiaftosa nas lojas de revenda.

Devido à prorrogação, o Mapa também estendeu até o dia 30 de dezembro o prazo para que o criador possa efetuar a declaração de vacinação.

A segunda etapa da campanha de vacinação, que teve início no dia 1° de novembro e que seria encerrada no dia 30, é restrita apenas a animais – bovinos e bubalinos – com idade de zero a dois anos de vida.

Criador tem agora até o dia 15 de dezembro para fazer a vacinação
Criador tem agora até o dia 15 de dezembro para fazer a vacinação | Foto: DORGIVAL JUNIOR

De acordo com a Adeal, a meta de Alagoas é vacinar mais de 500 mil animais. Na primeira etapa, ocorrida em maio passado, foi obtida uma cobertura vacinal superior a 97% do rebanho, mantendo Alagoas com um dos melhores índices vacinais do país.

A febre aftosa tem grande importância social e econômica. A doença causa grandes perdas com a redução de produtividade dos rebanhos, além de afetar o comércio interno e, principalmente, as exportações.

Relacionadas