PRAZO PARA DECLARAÇÃO DA AFTOSA ENCERRA DIA 31
Meta da etapa é imunizar mais de 500 mil animais
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 08/01/2022 - Matéria atualizada em 08/01/2022 às 04h00
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa aos criadores alagoanos que, após o encerramento da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2021, no último dia 31 de dezembro, o criador alagoano tem até o dia 31 deste mês para fazer a declaração junto ao órgão estadual.
Com a meta de imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos com idade entre zero a 24 meses de vida, a campanha de vacinação pretendia imunizar mais de 500 mil animais.
Diante da falta de doses de vacinas nas lojas de revendas de produtos agropecuários, a segunda etapa da campanha, que teve início em 1° de novembro, foi prorrogada por duas vezes pelo Ministério da Agricultura, atendendo solicitação protocolada pela Adeal.
Sem vacinar e/ou declarar, o produtor fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impedido de circular ou comercializar os animais, além de pagar multa.
No caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.