Rural
Agricultores se preparam para disputar Super Torneio Leiteiro
Disputa será realizada no parque Mair Amaral, em Batalha

Produtores de leite campeões dos torneios leiteiros de Associações localizadas na Região do Sertão de Alagoas vão se enfrentar de 26 a 28 de janeiro durante o Super Torneio Leiteiro, no Parque Mair Amaral, em Batalha.
A competição deverá reunir cerca de quarenta participantes, entre as categorias vaca e novilha. Os produtores já deram início aos preparativos para garantir a boa produção leiteira. Henrique de Oliveira, que é um dos representantes da Associação Capelinha, de Major Izidoro, já deu o início ao confinamento da novilha COBIÇADA.
“Primeiramente, o animal é separado e passa a seguir uma dieta mais rica em nutrientes e suplementos. A rotina inclui quatro horários de alimentação, sendo cerca de três quilos de ração mesclada”, destacou o agricultor. “A expectativa é que essa novilha ultrapasse os quarenta quilos”, incluiu Oliveira.

Em Batalha, o criador Pedro Henrique, que sagrou-se campeão da Expo Bacial Leiteira 2021, será um dos candidatos da categoria vaca adulta. “Os preparativos já estão sendo intensificados, com cuidados redobrados e tudo feito sob a orientação do bem-estar animal. Esse será um evento de grande valia para o pequeno produtor para mostrar o seu trabalho e incentivar novos investimentos”, ressaltou Pedro.
O Super Torneio Leiteiro vai demonstrar o melhor do rebanho da agricultura familiar, com expectativa de bater o recorde de 60 quilos ordenhados. As atividades contarão com duas ordenhas por dia, sempre às 8h e 20h. O esgoto oficial acontece na quarta-feira,26, à 20h. A competição é realizada pela CPLA, COOPAZ E COOP CAP em parceria com a Secretaria de Agricultura de Alagoas e Prefeitura de Batalha.