Em ascensão na agricultura familiar, a rizicultura caminha para mais uma safra de boa produtividade no povoado Ipiranga, em Igreja Nova. A atividade, que conta com o estímulo da Cooperativa dos Produtores e Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (COOBAPI), deverá alcançar também, em áreas dos municípios de Porto Real do Colégio e Penedo, a produção média de 3,5 mil hectares plantados e mais de oito mil quilos de arroz.
A cooperativa conta com 190 lotes em produção e oferta apoio para a manutenção da atividade no perímetro irrigado Boacica. Além da safra, a Coobapi também trabalha para oferecer soluções hídricas e assistência técnica.
O presidente da Coobapi, Roberto Moura, explica que um dos projetos para 2022 é viabilizar mais uma safra ainda este ano. “Muita gente não tem conhecimento que a agricultura familiar produz arroz e o industrializa para o tipo 2 através da cooperativa. Esse é um segmento que vem numa crescente expressiva e que está ocupando o seu espaço no mercado mesmo diante das dificuldades de comercialização”, alegou.
Exercendo papel estratégico para a comercialização do “Arroz Ipiranga”, a Coobapi, além de estimular o agricultor e colocar o produto no mercado, também vai em busca de políticas públicas visando o escoamento da produção.