Impacto Bioenergia bate a marca de um milhão de toneladas de cana
Previsão da empresa é encerrar a safra 21/22 com mais de 1,1 milhão de toneladas beneficiadas
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 26/02/2022 - Matéria atualizada em 26/02/2022 às 04h00
Em sua terceira safra, a Impacto Bioenergia Alagoas alcançou, semana passada, a marca histórica de um milhão de toneladas de cana processadas. A chegada do caminhão - carregado com a carga de cana que bateu a moagem histórica da empresa –, na área industrial da usina, foi comemorada por diretores e funcionários em clima de festa.
Colaboradores da Impacto Bioenergia Alagoas pararam para comemorar uma marca histórica. O “caminhão do milhão” foi recebido com “apitaço” da indústria, buzinaço e muitos aplausos. Eles têm, de fato, muito o que comemorar.
“Foi uma conquista do nosso time, a partir de um planejamento correto, com foco na credibilidade e na sustentabilidade”, aponta Manoel Carnaúba, conselheiro da Impacto.
A Impacto Bioenergia Alagoas, que assumiu os ativos industriais e parte dos ativos agrícolas da usina Seresta, em junho de 2019, é formada por um grupo de investidores alagoanos e paulistas. As dificuldades iniciais com fornecedores foram superadas a partir da implementação de pagamentos em dia ou antecipados aos produtores de cana.
Moagem
A previsão da indústria, localizada no município de Teotônio Vilela, é moer - até o fim do atual ciclo da cana no Estado - mais de 1,1 milhão de toneladas, além de produzir 76 mil toneladas de açúcar, 36.000 metros cúbicos de etanol e 12.000 m³ de CJM (xarope especial para produção de alimentos).
No ciclo 20/21, a unidade industrial beneficiou 987 mil toneladas de cana e produziu 71.761 toneladas de açúcar, 26.667 m3 de etanol, além de 12.000m³ de CJM.
Na primeira moagem da unidade industrial sob o controle da Impacto, no ciclo 19/20, foram processadas 632 mil toneladas de cana, 33.200 toneladas de açúcar e 24.593 m³ de etanol.
A empresa também trabalha para alcançar, no curto prazo, o processamento de 1,4 milhão de toneladas, que corresponde à atual capacidade instalada.
Parcerias
A indústria inovou ao ter praticamente 100% de suas canas produzidas por fornecedores independentes.
“Trabalhamos a partir de parceria com os fornecedores da região. Atualmente, temos cera de 80 produtores, incluindo a Usina Seresta, que fornecem cana para a Impacto. Vamos continuar apostando num novo modelo de fortalecimento do produtor de cana, focando nossos esforços em outras atividades, incluindo desenvolvimento de novos produtos”, afirma Carnaúba.
Na conquista da safra do milhão, a Impacto destaca a importância das parcerias com os clientes, Sucden (açúcar), Petrobahia, Larco e Petroserra (etanol) e a Sugar Invest (CJM - xarope especial para produção de alimentos).