loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 31/08/2025 | Ano | Nº 6044
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Rural

Rural

Caeté é a primeira usina a fazer venda direta em AL

Empresa deu início às operações na semana passada

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A venda direta de etanol da usina para o posto foi garantida após longa disputa jurídica e política que envolveu produtores e distribuidoras de combustíveis. Finalmente autorizada no país, a nova modalidade foi regulamentada pelo Governo de Alagoas em janeiro passado, estabelecendo como será o sistema de arrecadação de ICMS do combustível.

Na prática, as usinas de Alagoas passam a funcionar no sistema de Substituto Tributário (ST), sendo responsável pelo recolhimento antecipado do ICMS. Dessa forma, qualquer posto pode comprar o etanol direto na indústria, retirando o produto no local.

Usina já comercializou o combustível com postos de Maceió e mais três grandes cidades do Estado
Usina já comercializou o combustível com postos de Maceió e mais três grandes cidades do Estado | Foto: ASCOM USINA CAETÉ

Um dúvida existente no mercado em Alagoas era se as usinas iriam precisar montar um sistema de logística para atender os postos ou se os postos iriam contratar alguma empresa especializada. Neste sentido, a usina Caeté resolveu a questão de forma simples, cadastrando os clientes e fazendo a venda direta. A operação começou na semana passada e já é considerada um sucesso.

A empresa evita dar dados sobre o total de revendedores que se cadastraram para comprar etanol ou o valor de comercialização do produto. Mas o combustível já foi comercializado até o momento com postos de Maceió, Arapiraca, Penedo e São Miguel dos Campos. O próximo destino será Palmeira dos Índios.

Com isso, a Caeté se torna a primeira usina de Alagoas a vender diretamente etanol para postos de combustíveis. Com a redução de carga tributária e a retirada do atravessador do processo, o preço do etanol tende a começar a cair na indústria e, em breve, nas bombas dos postos de combustíveis.

Relacionadas