loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Rural

Rural

MOAGEM SE APROXIMA DE 17 MI DE TONELADAS DE CANA

Safra segue com crescimento de 8,4% em comparação ao ciclo passado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Com mais de 16,8 milhões de toneladas de cana processadas, a safra 21/22 encerrou o mês de fevereiro com uma variação positiva de 7,9% em comparação ao mesmo período do ciclo passado, quando haviam sido beneficiadas 15,5 milhões de toneladas.

De acordo com os dados apresentados pelo departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, por meio do boletim quinzenal nº 12, com posição acumulada até o dia 28, a moagem conta com 13 das 15 unidades industriais, que participaram da safra 21/22 em operação. As usinas Leão e Copervales já finalizaram o ciclo atual.

A quantidade de cana esmagada na safra 21/22 já se aproxima do resultado final da moagem 20/21, quando foram moídas pouco mais de 17 milhões de toneladas de cana. Neste ciclo, a expectativa do setor é chegar a 18 milhões de toneladas de cana esmagadas.

Até fevereiro, levantamento técnico apontou que seis usinas ultrapassaram a marca de um milhão de toneladas de cana processadas
Até fevereiro, levantamento técnico apontou que seis usinas ultrapassaram a marca de um milhão de toneladas de cana processadas | Foto: Divulgação

O levantamento técnico nº 12 apontou ainda que seis das 15 usinas ultrapassaram a marca de um milhão de toneladas de cana processadas, enquanto apenas uma já moeu mais de dois milhões de toneladas de cana.

Quanto à quantidade de cana esmagada até fevereiro, em comparação ao mesmo período do ano passado, apenas três das 15 unidades da agroindústria canavieira alagoana registraram variações negativas e que oscilaram de 1,5% até 7%.

Entre os produtos da cana, a maior alta de produção foi o etanol (anidro e hidratado), com variação de 5,4% face a fevereiro do ano passado. Com isso, a produção acumulada do biocombustível pelas usinas - até o dia 28 de fevereiro - foi superior a 403 milhões de litros.

No que se refere à produção de açúcar (cristal e VHP), o acumulado, até o mês passado, foi de 1,3 milhão de toneladas. Em relação ao mesmo período da safra anterior, houve variação negativa de 0,1%.

Relacionadas