loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 30/07/2026 | Ano | Nº 6278
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Rural

Rural

Reitor da Ufal assume a presidência da RIDESA

.

Ouvir
Compartilhar

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, assumiu, pelo período de dois anos, a presidência Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), um dos maiores consórcios de projetos de pesquisas aplicadas voltadas ao setor sucroenergético do país e da América Latina.

Uma das metas de Tonholo é atuar em prol de modelos de investimentos para financiar e apoiar o trabalho dos pequenos e médios produtores e também incrementar os investimentos em pesquisas da rede, buscando o lançamento de novos cultivares e novas modalidades genéticas de cana-de-açúcar, colaborando com o desenvolvimento de energias limpas e renováveis no Brasil.

“Temos na Ridesa um dos maiores bancos de germoplasma do mundo e um acúmulo relevante de conhecimentos. Agora, precisamos estudar as novas possibilidades, com a revisão da Lei de Inovação, que permite novos modelos de financiamento. Também queremos dar ao programa mais visibilidade. A sociedade precisa conhecer esse importante trabalho realizado pela Ridesa, que pode apoiar também a produção dos pequenos e médios produtores”, afirmou o reitor.

A Ridesa é o principal núcleo de pesquisa canavieira no âmbito nacional, trabalhando com o melhoramento genético da cana e produzindo variedades de cana denominadas de RB. As variedades da sigla RB são cultivadas em mais de 65% da área com cana-de-açúcar no país, com uma contribuição de cerca de 12,3% na matriz energética do Brasil.

Shorts Youtube
Play
Soluções defensivas do CRB - 30/07/2026

Soluções defensivas do CRB - 30/07/2026

Play
Datas das quartas de finais da Série D definidas - 30/07/2026

Datas das quartas de finais da Série D definidas - 30/07/2026

Play
ASA de volta aos treinamentos - 30/07/2026

ASA de volta aos treinamentos - 30/07/2026

Play
Empresário é executado com seis tiros ao sair de casa

Empresário é executado com seis tiros ao sair de casa

Play
Homem é executado na frente da esposa e da filha de três meses em Santana do Ipanema

Homem é executado na frente da esposa e da filha de três meses em Santana do Ipanema

As atividades de pesquisa da Ridesa são desenvolvidas e partilhadas entre 10 Universidades, estimulando-se o intercâmbio de informações, de conhecimento e de resultados. Atualmente, a Ridesa conta com 79 bases de pesquisa, englobando Laboratórios das Universidades, Estações de Cruzamento, Estações Experimentais e Bases de Seleção, sendo essas últimas conduzidas em parceria com as empresas do setor canavieiro.

Relacionadas