Rural
Cooperativa desenvolve máquina de cortar palma
Invenção facilita o trabalho do produtor rural, tornando-o mais rápido e seguro

A Cooperativa Cheiro da Terra, localizada no município de Igaci, na região do Agreste de Alagoas, trabalha para encontrar formas de ajudar no cotidiano das famílias do campo com o uso de tecnologias que têm a finalidade de facilitar a rotina do agricultor. Nesse cenário, a empresa trouxe como novidade uma máquina criada para cortar palma.
De acordo com Adriano Ferreira, presidente da cooperativa que apresentou a nova invenção, o equipamento de baixo custo de produção, além de facilitar o trabalho do produtor rural, torna a atividade mais rápida e segura.

Segundo ele, a invenção é bem simples: feita com uma prensa que possui lâminas na superfície de baixo. Com isso, a palma, que é colocada em cima da região afiada, é “prensada”, saindo, em seguida, já cortada em pedaços pequenos, tendo, em média, três centímetros.
“A palma fatiada sai no tamanho que o animal é acostumado a comer. Normalmente, o agricultor faz esse corte utilizando um facão, sendo um processo mais lento e correndo o risco de cortar algum dedo. Além disso, algumas palmas possuem espinhos, o que prejudica essa ação”, afirmou Ferreira, afirmando que o equipamento já vem sendo utilizado no campo com mais de cinco unidades já produzidas.