TÉCNICOS INICIAM TRABALHO DE MANUTENÇÃO DA ÁREA LIVRE DE MOFO AZUL DO TABACO
Equipes serão responsáveis pelo levantamento fitossanitário da cultura com a coleta de material para análise em laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 28/05/2022 - Matéria atualizada em 28/05/2022 às 04h00
A equipe técnica do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal concluiu a primeira etapa do trabalho de campo para a manutenção da área livre da praga do Mofo Azul do Tabaco nos municípios da zona canavieira do Estado. A ação, que será realizada em três etapas, teve a primeira (fase de sementeira) finalizada.
Segundo a chefe do Núcleo, Maria José Rufino, as atividades, que ocorrerão em todas as fases de desenvolvimento da planta, serão realizadas nos municípios de Arapiraca, Taquarana, Coite do Nóia e Limoeiro de Anadia, além de Girau do Ponciano, Traipu, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Igaci e Craíbas, além de Junqueiro e São Sebastião.

“As equipes da Adeal serão responsáveis pelo levantamento fitossanitário da cultura com a coleta de material para análise em laboratório no Rio Grande do Sul, credenciado pelo Ministério da Agricultura, onde serão emitidos laudos das amostras. Com esses laudos, serão feitos relatórios e enviados para o Ministério da Agricultura para que seja mantido o status de área livre”, afirmou Maria Rufino.
Segundo a chefe da área vegetal da Adeal, a certificação do produto é necessária para o processo de exportação do tabaco para países que exigem essa documentação fitossanitária.