app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5812
Rural

Cooperativas comemoram sucesso do ENCOOPAL

Encontro, que não era realizado no Estado desde 2011, foi resgatado pela Unicafes Alagoas e marca o início de uma nova fase no setor, registrando mais de 60 cooperativas participantes

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 09/07/2022 - Matéria atualizada em 09/07/2022 às 04h00

Promovido pela Unicafes/AL, o Encontro do Cooperativismo Alagoano (ENCOOPAL) foi mais uma conquista alcançada pela federação alagoana. O evento, realizado na segunda-feira, 04, em Maceió, no auditório do Sebrae/AL, contou com palestras, workshop e a apresentação de cases de sucesso de cooperativas do Estado. 

As experiências assistidas apresentaram atuações de destaque no meio cooperativista alagoano, a exemplo da moeda social Bertholet da Cooperativa Pindorama; a revenda de diesel para embarcações pesqueiras com valor mais barato promovida pela Coopaiba; atividades de sucesso no setor da construção civil obtidas pela Coopercon e de linha de crédito por meio da Sicredi Expansão, além da inovação do projeto Rota da Merenda Legal, assim como a experiência da Cooperativa Filarmônica de Alagoas (Cofia), pontos altos do evento. 

 

Evento contou apoio de parceiros importantes, a exemplo da Unicafes Nacional e Sebrae-AL
Evento contou apoio de parceiros importantes, a exemplo da Unicafes Nacional e Sebrae-AL - Foto: Divulgação
 

“Nós temos que ser grandes, pensar grande e pensar como negócio. Precisamos nos profissionalizar e é a partir desse processo que as coisas acontecem. Os cases de sucessos, que foram apresentados no ENCOOPAL, com certeza, irão promover uma forma de pensar diferente junto às demais cooperativas. Mostraram que, de fato, em Alagoas existem coisas novas e interessantes acontecendo nas cooperativas e que proporcionam promover um ambiente melhor e um resultado melhor para toda a sociedade com oportunidades”, destacou o palestrante Klécio Santos, presidente da Cooperativa Pindorama.

Um dos maiores eventos do setor em 2022, o ENCOOPAL registrou a presença de cerca de 250 pessoas e de aproximadamente 60 cooperativas. Marcaram presença no evento cooperativas dos segmentos de crédito, agro, saúde, trabalho, música, transporte, saúde e serviços. O encontro, que não era realizado no Estado desde 2011, foi resgatado pela Unicafes Alagoas e já marca, segundo Antonino Cardozo, o início de uma nova fase no setor.

 

Mais de 250 pessoas participaram do encontro
Mais de 250 pessoas participaram do encontro - Foto: Divulgação
 

“O cooperativismo volta a se reunir, em suas mais diversas áreas de atuação, para colaborar entre si, promovendo uma interlocução sobre os desafios e apontando soluções sobre problemas em comum com a gestão fiscal e busca por mercado. Tudo isso foi democraticamente apreciado durante o nosso ENCOOPAL”, destacou Cardozo.

O ENCOOPAL 2022 contou com o apoio do Conselho Estadual de Cooperativismo (CONECOOP), que é presidido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), além do Sebrae Alagoas.

O evento contou ainda com a participação do presidente da Unicafes Nacional, Vanderley Ziger, que fez a palestra de encerramento do encontro com o tema “Cenários do cooperativismo solidário no Brasil contemporâneo”, apresentando um olhar detalhado do segmento no Brasil,  com foco em suas conquistas e desafios de futuro.

 

Cases de sucesso foram alguns dos destaques apresentados no ENCOOPAL
Cases de sucesso foram alguns dos destaques apresentados no ENCOOPAL - Foto: Divulgação
  

Feira Coop

Além de propor encaminhamentos e apresentar experiências cooperativistas que podem integrar as atividades comerciais no Estado, o ENCOOPAL também serviu de palco para o lançamento da 1º Feira Coop Alagoas. O evento vai acontecer entre os dias 23 e 25 de setembro deste ano, na Praça Multieventos, em Maceió, localizada na praia de Pajuçara, em uma área de 1.800 metros quadrados.

“Esse será mais um grande projeto visando à integração do setor. Estaremos abrindo espaço para que as quase 200 cooperativas existentes em Alagoas possam exibir seus trabalhos. Serão mais de 50 estandes. Será a maior vitrine do cooperativismo de Alagoas, que, hoje, conta com quase 70 mil cooperados e outras 20 mil pessoas empregadas”, finalizou Cardozo.

Mais matérias
desta edição