app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5594
Rural

Asplana comemora 80 anos de conquistas

Entidade, que foi criada em 1942, se tornou a mais tradicional e a maior do segmento dos fornecedores de cana na região Nordeste

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 17/09/2022 - Matéria atualizada em 17/09/2022 às 04h00

A Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana) comemorou, no último dia 11 de s etembro, 80 anos de fundação. A associação surgiu da inspiração de um grupo de canavieiros que apostaram no setor canavieiro e no desenvolvimento do Estado. Atualmente, a entidade se tornou a mais tradicional e a maior do Nordeste em representatividade no número de fornecedores e de cana processada no Estado.

Nesse cenário, o exemplo do passado da Asplana é compromisso do presente e do futuro. A associação conta, hoje, com mais sete mil fornecedores associados. “São 80 anos de muitas lutas em defesa dos fornecedores de cana de Alagoas. A Asplana foi fundada em 1942 pelo senador Rui Palmeira. Ao longo dessas décadas, tivemos vários presidentes, grandes líderes à frente de uma entidade histórica”, declarou o presidente da Asplana, Edgar Filho.

 

Edgar Filho destaca as conquistas obtidas pela associação em defesa do fornecedor de cana alagoano
Edgar Filho destaca as conquistas obtidas pela associação em defesa do fornecedor de cana alagoano - Foto: Divulgação
 

Nestas oito décadas de trabalho dedicadas ao plantador de cana, muitas ações foram realizadas e desafios vencidos. “Brigamos e conquistamos a subvenção da cana-de-açúcar. Sempre atuamos em defesa do produtor, prestando também assistência técnica e lutando por outras grandes vitórias, a exemplo do salário educação e do crédito presumido. Hoje, os fornecedores de cana respondem por praticamente 50% da moagem do Estado”, acrescentou o dirigente do setor.

Edgar Filho destacou ainda que a história e a força da Asplana conferem à entidade grande respeito. “Somos sempre ouvidos e respeitados pelos governos no âmbito municipal, estadual e federal. Neste sentido, por exemplo, uma das conquistas obtidas foi a instalação da Câmara Setorial, junto ao governo do Estado, que se tornou lei. É nela onde o setor é ouvido e são debatidas questões importantes, tendo o governador como mediador. Apesar de todas as dificuldades que o setor tem passado e já atravessou (secas, quebra de safras, fechamento de usinas), a Asplana se mantém viva, firme e atuante com um patrimônio e quadro de sócios preservados, além de uma força de representação política inabalada. São conquistas a serem comemoradas. Que venham muitos mais anos de uma vida longa para essa entidade histórica”, finalizou Edgar Filho, lembrando que a associação é a entidade que representa os fornecedores de cana no Consecana AL/SE.

Mais matérias
desta edição