Rural
Tourama IBC mostra evolução de 43 anos de melhoramento genético
No dia 22, o Nelore Barros Correia vai disponibilizar, além reprodutores melhoradores, matrizes doadoras que vão prenhes e com bezerros ao pé e 60 novilhas de cabeceira da safra

Com um trabalho de 43 anos voltado para a produção de nelore, os Irmãos Barros Correia (IBC) realizam, no dia 22 de outubro, às 12h, a 15ª edição do Leilão Nelore Barros Correia. O remate vai ocorrer na Fazenda Recanto, em Viçosa-AL, com transmissão pelo Canal do Criador.
Um dos produtos da prateleira do IBC é a tourama tirada da cabeceira da Recanto. Os animais foram selecionados entre os melhores para participar do leilão. Celso Barros Correia, promotor do remate, explica que o criador vai levar um animal fruto de um trabalho de décadas de melhoramento genético com desempenho produtivo, mas que mantém as características fundamentais da raça.

“Melhoramos o touro, fixamos características e quem o adquire dissemina isso para o seu rebanho”, afirma.
Os touros são testados no próprio rebanho cara limpa dos Barros Correia. Os resultados são positivos. “Conseguimos abater animais de animais de 30 a 36 meses e até 55% de rendimento de carcaça. A prova dos nove é a recria e o abate com carcaças bem distribuídas e cobertura de gordura que dá o que todo mundo quer: qualidade na carne”, destaca Celso.
Esse resultado é o que o criador alagoano Vinícius Cansanção sempre busca nos leilões dos irmãos Barros Correia. Para o pecuarista, os lotes oferecem precocidade, bom acabamento de carcaça e animais que trazem bezerros produtivos e bezerras férteis. “Nós buscamos animais que possam incrementar nosso rebanho. Nosso foco no leilão é o reprodutor, que usamos diretamente para produção. Somos clientes deles [IBC] há muitos anos e recomendo”, afirmou.