app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Rural

Tourama IBC mostra evolução de 43 anos de melhoramento genético

No dia 22, o Nelore Barros Correia vai disponibilizar, além reprodutores melhoradores, matrizes doadoras que vão prenhes e com bezerros ao pé e 60 novilhas de cabeceira da safra

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 15/10/2022 - Matéria atualizada em 15/10/2022 às 04h00

Com um trabalho de 43 anos voltado para a produção de nelore, os Irmãos Barros Correia (IBC) realizam, no dia 22 de outubro, às 12h, a 15ª edição do Leilão Nelore Barros Correia. O remate vai ocorrer na Fazenda Recanto, em Viçosa-AL, com transmissão pelo Canal do Criador.

Um dos produtos da prateleira do IBC é a tourama tirada da cabeceira da Recanto. Os animais foram selecionados entre os melhores para participar do leilão. Celso Barros Correia, promotor do remate, explica que o criador vai levar um animal fruto de um trabalho de décadas de melhoramento genético com desempenho produtivo, mas que mantém as características fundamentais da raça.

 

Remate também terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Agreste Leilões
Remate também terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Agreste Leilões - Foto: Divulgação
 

“Melhoramos o touro, fixamos características e quem o adquire dissemina isso para o seu rebanho”, afirma.

Os touros são testados no próprio rebanho cara limpa dos Barros Correia. Os resultados são positivos. “Conseguimos abater animais de animais de 30 a 36 meses e até 55% de rendimento de carcaça. A prova dos nove é a recria e o abate com carcaças bem distribuídas e cobertura de gordura que dá o que todo mundo quer: qualidade na carne”, destaca Celso.

Esse resultado é o que o criador alagoano Vinícius Cansanção sempre busca nos leilões dos irmãos Barros Correia. Para o pecuarista, os lotes oferecem precocidade, bom acabamento de carcaça e animais que trazem bezerros produtivos e bezerras férteis. “Nós buscamos animais que possam incrementar nosso rebanho. Nosso foco no leilão é o reprodutor, que usamos diretamente para produção. Somos clientes deles [IBC] há muitos anos e recomendo”, afirmou.


Mais matérias
desta edição