MACEIÓ VIRA CAPITAL DO SANTA INÊS
Exposição Nacional da raça será realizada entre os dias 25 e 29 de outubro, no Parque da Pecuária
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 22/10/2022 - Matéria atualizada em 22/10/2022 às 04h00
Maceió foi escolhida como capital dos ovinos Santa Inês durante a Expoagro Alagoas. A Exposição Nacional da raça será realizada entre os dias 25 e 29 de outubro, no Parque da Pecuária.
O presidente da Associação Brasileira do Santa Inês, Marco Maranhão, explica que este é o maior evento do ano da raça e são esperados cerca de 700 animais durante a exposição, que vai trazer criadores de todo o Nordeste para Alagoas, com os melhores animais.
“O planejamento é de que Alagoas consiga sediar nos próximos anos a exposição nacional. Com a nova estrutura do parque, ele está com uma das melhores voltadas para os ovinos”, atenta Marco Maranhão.

Os animais de destaque dos julgamentos irão participar na sexta-feira (28), a partir das 19h, do Leilão Nacional do Santa Inês, que vai ofertar a melhor genética do ano para os criadores. “De Alagoas surgiram grandes campeões nacionais e continuamos tendo animais bem premiados. A genética sempre foi muito boa é exportada para São Paulo e Minas Gerais. Os alagoanos têm sido responsáveis pela melhoria da raça Santa Inês, com uma genética bem valorizada”, destaca Maranhão.
A estrutura foi pensada para dar maior amplitude e ventilação para a área das baias, que circulam a pista de julgamento dos ovinos, no gramado central. Os criadores poderão assistir os campeonatos no lounge preparado para eles, que poderão observar os julgamentos e os lotes do leilão. “O espaço ficou bem integrado e temos muito a agradecer à ACA [Associação dos Criadores de Alagoas]. E vai ser inaugurada durante a exposição nacional da raça Santa Inês”, explica o presidente da ABSI.
Os julgamentos serão transmitidos pelo canal do YouTube da ABSI e o leilão terá transmissão para todo o Brasil pelo canal da Agreste Leilões.