Alagoas dá início à terceira etapa de vacinação contra a PSC
Estado recebeu, nesta semana, a primeira remessa de doses da vacina
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 26/11/2022 - Matéria atualizada em 26/11/2022 às 04h00
O pontapé para o início da terceira etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) foi dado em Alagoas. A primeira remessa – de um total de 160 mil doses do imunizante – chegou ao estado. Neste ciclo, estima-se que deverão ser vacinados cerca de 130 mil animais. A etapa começa nesta segunda-feira, 28, e segue até o dia 31 de dezembro.
A campanha faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC), lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a iniciativa privada, contando com o apoio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
As vacinas aplicadas nesta etapa foram adquiridas pelo Mapa e a aplicação das doses será feita por vacinadores contratados pela iniciativa privada. Neste cenário, a Adeal e o ministério ficarão responsáveis pela fiscalização e vigilância desta etapa.
Todos os procedimentos de vacinação e o próprio imunizante sairão a custo zero para os criadores, seja ele grande, médio ou de pequeno porte.
A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa e que afeta somente suínos domésticos e asselvajados, não sendo transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.
Sintomas
Entre os sintomas estão: hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarreia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado. Entre as características da doença estão também o agrupamento de animais nos cantos das pocilgas e a morte após quatro e sete dias do início dos sintomas.
Contaminação
A contaminação ocorre por meio de alimentos ou água contaminados; animais infectados; veículos e instalações contaminados; contato com cadáveres de animais infectados; equipamentos contaminados, roupas e calçados de indivíduos que mantiveram contato direto com animais doentes ou em período de incubação da doença (em geral a incubação é de 4 a 6 dias, com um intervalo de oscilação de 2 a 20 dias).
Prevenção
Além da vacinação, a prevenção pode ser feita com a separação das instalações nas diferentes fases de criação; cercas adequadas que evitem a entrada de animais; limpeza e desinfecção das instalações e dos veículos que transportam animais; conhecimento da origem de animais adquiridos e quarentena dos mesmos; limpeza e desinfecção das mãos e botas das pessoas que lidam com os animais.
Resultados
Na primeira etapa de vacinação contra a PSC em Alagoas, executada entre junho e agosto de 2021, foram vacinados mais de 119 mil suínos, distribuídos em mais de sete mil propriedades rurais do estado.
Na segunda etapa, foram imunizados 127 mil animais em pouco mais de cinco mil estabelecimentos rurais do estado.