loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 01/07/2025 | Ano | Nº 6000
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Rural

Rural

Exportação de carne de frango bate recorde

Foram embarcadas cerca de 3,92 milhões de toneladas nos dez primeiros meses de 2022

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O volume exportado de carne de frango entre janeiro e outubro deste ano é o maior já registrado. De acordo com dados do Ministério da Economia (ME), já foram embarcadas cerca de 3,92 milhões de toneladas nos dez primeiros meses de 2022, volume 4,6% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando as exportações atingiram 3,75 milhões de toneladas aproximadamente. Este aumento ocorre mesmo com uma redução na demanda chinesa pelo produto brasileiro.

De acordo com o documento, a China reduziu sua demanda pelo produto em 17,4%, comparativamente ao mesmo período de 2021, como resultado da recuperação da produção interna de proteína animal. “Embora a China continue sendo o principal comprador de carne de frango do Brasil, este é um mercado mais pulverizado. Dessa forma, os aumentos nos embarques para outros importantes países, como Filipinas, Cingapura, Emirados Árabes, Coreia do Sul, México, entre outros, compensaram essa queda. Vale lembrar que há uma maior demanda mundial pela carne de frango, uma vez que esta é a proteína mais acessível ao mercado consumidor” reforça o analista de mercado da Conab, Wander de Sousa.

País registrou aumento nos embarques para países como Filipinas e Cingapura
País registrou aumento nos embarques para países como Filipinas e Cingapura | Foto: Reprodução

Com relação ao mercado interno, a oferta de carne de frango já foi intensificada, com vistas às festas de final de ano, mas a demanda ainda não correspondeu. Ainda assim, o consumo doméstico continua firme, em substituição à carne bovina.

Ainda de acordo com o boletim, para 2023 os indicadores de oferta de carne de frango apontam para um acréscimo de 4,2% no mercado interno, ao mesmo tempo em que se observa uma tendência de estabilização do consumo per capita deste produto, indicando um nível de saturação frente ao cenário econômico atual.

Relacionadas