loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 04/08/2026 | Ano | Nº 6281
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Rural

Rural

Concurso de Merendeiras traz sabores da agricultura familiar

Evento foi disputado em três etapas e envolveu 143 participantes de 21 municípios

Ouvir
Compartilhar

A etapa final do Concurso de Merendeiras, realizado no sábado, 2, trouxe pratos que são servidos nas escolas da rede pública de ensino de Alagoas e que utilizam gêneros da agricultura familiar em suas receitas. O evento, que foi promovido pelo Sebrae Alagoas e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Alimentos e Territórios) e o Senac/AL, contou com o apoio da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL). As cooperativas também foram parceiras no lançamento na edição especial do “Livro de Receitas Concurso de Merendeiras”.

O concurso foi disputado em três etapas, envolvendo 143 participantes de 21 municípios. A grande vencedora foi a representante da região Tabuleiros do Sul, do município de Penedo, a merendeira Augusta Márcia dos Santos - premiada com R$ 5 mil. O prato campeão foi o “filé de tilápia ao molho de tamarindo e purê de batata doce”.

Edição foi marcada pelo incentivo à qualidade alimentar do cardápio escolar e a inclusão dos itens da agricultura familiar
Edição foi marcada pelo incentivo à qualidade alimentar do cardápio escolar e a inclusão dos itens da agricultura familiar | Foto: Ascom

O Concurso de Merendeiras é um dos mais importantes instrumentos de valorização para as profissionais da alimentação. A edição foi marcada pelo incentivo à qualidade alimentar do cardápio escolar e a inclusão dos itens da agricultura familiar.

Durante as apresentações dos pratos, as profissionais reforçaram suas preferências pelos produtos da agricultura familiar enquanto garantia de sabor e saúde. O executivo da Unicafes Alagoas, Adalberon Sá Júnior, esteve presente no evento e na solenidade de lançamento.

Shorts Youtube
Play
Vitória do Furacão - 04/08/2026

Vitória do Furacão - 04/08/2026

Play
Fabrício Bigode ou Ronaldo Mendes? 04/08/2026

Fabrício Bigode ou Ronaldo Mendes? 04/08/2026

Play
Solenidade do CRB - 04/08/2026

Solenidade do CRB - 04/08/2026

Play
Luciano Barbosa descarta neutralidade e avisa: “Minha chapa será completa”

Luciano Barbosa descarta neutralidade e avisa: “Minha chapa será completa”

Play
Tentativa de homicídio no bairro Ouro Preto em Maceió

Tentativa de homicídio no bairro Ouro Preto em Maceió

“A alimentação escolar e a agricultura familiar vivem um novo momento na nutrição escolar, em total parceria e empenhados no compromisso em promover a segurança alimentar dos nossos estudantes. Uma valorização importante que gera mais segurança também para o agricultor que ganha mais condição de investimento na produção, passando a produzir mais e melhor”, destacou Adalberon.

Relacionadas