app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Rural

Governo garante espaço para o cooperativismo em nova gestão

Setor deverá ter um órgão de estado específico para tratar das questões de gestão e fomento

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 10/12/2022 - Matéria atualizada em 10/12/2022 às 04h00

O cooperativismo deverá ter um espaço maior, a partir do próximo ano, na administração pública estadual. Em reunião com dirigentes da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), o governador Paulo Dantas e integrantes da equipe de transição do novo governo foram discutidos pontos importantes sobre a nova política pública voltada ao cooperativismo no estado. 

Na oportunidade, por recomendação do chefe do Executivo estadual, foi determinada a criação de um órgão que, pela primeira vez, fará a gestão do cooperativismo em Alagoas. 

Nesse cenário, entre outras ações, também será fortalecido o Conselho Estadual de Cooperativismo de Alagoas (Conecoop/AL) e serão mantidas as políticas já existentes e que foram iniciadas no atual governo, a exemplo do fomento do cooperativismo, que teve o primeiro termo assinado este ano e que será renovado na nova gestão estadual. 

 

Reunião com governador Paulo Dantas definiu as ações que deverão ser direcionadas para o cooperativismo
Reunião com governador Paulo Dantas definiu as ações que deverão ser direcionadas para o cooperativismo - Foto: Divulgação
 

A partir desse conjunto de ações, o governo anunciou que deverá criar um programa destinado ao fortalecimento do cooperativismo e que deverá ser batizado de “Alagoas Mais”.  

A iniciativa, além de incentivar o setor, terá a finalidade de desenvolver várias ações voltadas às cooperativas nos seus mais diversos segmentos, a exemplo da agricultura familiar. 

Neste sentido, estão em estudos questões que vão desde crédito até incentivos para o consumidor que comprar produtos da agricultura familiar. São conjuntos de ações que serão fechadas no pacote da comissão de transição e que fazem parte do próximo governo. 

“Receber essa atenção do governo mostra o quanto as nossas lutas têm dado resultados positivos. Há um ano e meio, a Unicafes-AL faz um trabalho para o fortalecimento do nosso cooperativismo que é parte da solução no processo de fortalecimento do estado. Acreditamos nos sete segmentos e em construir um cooperativismo cada vez mais forte com a participação e o apoio do poder público. Agradecemos às cooperativas e ao governo, em especial, ao governador Paulo Dantas por ter nos recebido e sempre ter apoiado o nosso setor”, afirmou o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo.

 

Antonino Cardozo destacou o apoio dado pelo governo do estado para o desenvolvimento do setor
Antonino Cardozo destacou o apoio dado pelo governo do estado para o desenvolvimento do setor - Foto: Divulgação
 

Na oportunidade, as principais demandas do setor, pautadas pelas 40 cooperativas que participaram do Fórum do Cooperativismo, ocorrido na última quinta-feira, 1º de dezembro, foram encaminhadas oficialmente à comissão de transição de governo. 


Unicafes

A Federação Unicafes Alagoas representa as cooperativas da agricultura familiar e tem lutado para abertura de novos espaços econômicos para as cooperativas dos sete ramos de atuação em Alagoas. Sob o desafio de atrair a formação de políticas públicas em parceria com a gestão pública, a Unicafes-AL conseguiu ampliar o debate social sobre o papel do cooperativismo na economia local por meio de eventos como o Encontro Alagoano do Cooperativismo (ENCOOPAL) e a Feira Coop. A União das Cooperativas também foi uma das responsáveis pela articulação de reativação do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop).

Mais matérias
desta edição