app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5715
Rural

Vacinação contra a PSC vai até dia 31

Nessa etapa, deverão ser imunizados cerca de 120 mil animais

Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 24/12/2022 - Matéria atualizada em 24/12/2022 às 04h00

Com a meta de imunizar cerca de 120 mil animais contra a Peste Suína Clássica (PSC), a terceira etapa da campanha de vacinação segue até o próximo dia 31 de dezembro. O último lote de vacinas, com 40 mil doses, chegou ao estado, na terça-feira passada, totalizando as 160 mil que foram destinadas a Alagoas. 

Até a quarta-feira passada, 21, os dados acumulados da etapa contavam com quase 49 mil animais vacinados em 2.348 propriedades rurais do estado.  

A vacinação, que ocorre desde novembro em todos os municípios alagoanos, faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC), lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), iniciativa privada e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).  

 

Vacinação é realizada em suínos de todas as idades
Vacinação é realizada em suínos de todas as idades - Foto: DORGIVAL JUNIOR
 

A vacina, que não tem qualquer custo para o criador, foi adquirida pelo Mapa com a aplicação sendo realizada por vacinadores contratados pela iniciativa privada, que seguem até as granjas, independente da quantidade de animais existentes, para fazer a vacinação dos suínos de todas as idades.  

A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa e que afeta somente suínos domésticos e asselvajados, não sendo transmissível a humanos. Os principais sintomas nos animais são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.

Mais matérias
desta edição