app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Rural

CORURIPE MULTIPLICA SEMENTES DE AMENDOIM BR-1

.

Por Editoria do Gazeta Rural com Embrapa | Edição do dia 25/02/2023 - Matéria atualizada em 25/02/2023 às 04h00

Buscando atender à demanda dos produtores de amendoim por sementes de alta qualidade, a Embrapa Algodão tem firmado parcerias com sementeiros para ampliar a oferta das cultivares desenvolvidas pela unidade. Em Coruripe, um campo de multiplicação da cultivar BR-1 deve produzir cerca de 120 sacas de amendoim em vagens.

A BR-1 tem ciclo curto, em torno de 90 dias, potencial produtivo de 1.700 kg/ha em casca, em sequeiro e de 3.800 kg/ha em condições irrigadas. A cultivar é indicada para plantio nas mais diversas regiões do Brasil e apresenta moderada tolerância às cercosporioses pinta preta (Cercosporidium personatum) e mancha parda (Cercospora arachidicola). É uma cultivar com forte aptidão para pequenos agricultores com pouca mecanização.

 

Campo de multiplicação de sementes de amendoim BR-1 com 48 dias
Campo de multiplicação de sementes de amendoim BR-1 com 48 dias - Foto: Embrapa
 

A pesquisadora da Embrapa Algodão Roseane Cavalcanti, responsável pelo desenvolvimento da cultivar, explica que o ciclo curto possibilita o cultivo em ambientes de safrinha ou ainda produz dois ciclos por ano. “Possuir porte ereto e com tolerância à seca que se adequa tanto a sistemas de cultivo isolado quanto aos sistemas em consórcio com outras oleaginosas ou gramíneas”, afirma.

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, Daniel Ferreira, um dos grandes desafios que a cultura enfrenta diz respeito à disponibilidade de sementes com qualidade física, fisiológica e sanitária que garanta ao produtor campos uniformes e produtivos. “Nesse sentido temos buscado e efetivado parcerias com produtores de amendoim, em especial produtores de sementes, para que estes possam em sucessivas multiplicações atender aos produtores de grãos”, explica.

Mais matérias
desta edição