app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5885
Rural

CPLA prepara linha de produção de leite em pó

Planta está em fase de testes para entrar em operação nas próximas semanas

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 25/03/2023 - Matéria atualizada em 25/03/2023 às 04h00

Mesmo antes de completar um ano de operação, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) anunciou a ampliação da linha de produção para a fabricação de leite em pó da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), localizada no município de Batalha.

A planta, onde foram investidos mais de R$ 35 milhões, segundo informou o presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro, deve entrar em operação no final do mês de abril, captando mais de 400 mil litros de leite, por dia.

Com a ampliação da fábrica, a expectativa que a cooperativa também expanda o montante de produtores cooperados, passando dos atuais dois mil para mais de cinco mil cooperados

“A atividade leiteira é ampla e tem uma cadeia produtiva muito importante. Com a UBL o leite fornecido pelo criador é transformado em um produto de valor agregado, a exemplo de leite em pó, composto lácteo, leite condensado, soro em pó, entre outros. Foi com esse objetivo que foi pensada a cooperativa e trazida essa tecnologia para o campo”, afirmou Monteiro.

 

Carla Dantas e Otávio Tavares visitaram as instalações da UBL ao lado do presidente da CPLA, Aldemar Monteiro
Carla Dantas e Otávio Tavares visitaram as instalações da UBL ao lado do presidente da CPLA, Aldemar Monteiro - Foto: Divulgação
 

De acordo com o gestor da CPLA, a fábrica passará a contar com painéis solares para a geração de energia limpa, além de contar com um sistema de tratamento moderno. “Nesta linha, será usada uma tecnologia para a fabricação de leite em pó instantâneo, além de uma linha de doces gourmet. É um projeto pensado para que o produtor seja melhor remunerado”, frisou, lembrando que, atualmente, Alagoas conta com 39 mil pequenos produtores de leite. 

Monteiro afirmou ainda que a fábrica vai começar a rodar com mais de 200 funcionários com três turnos de trabalho. “É um projeto que vai trazer mais emprego, renda e oportunidades para Batalha e para Alagoas, a exemplo do que ocorreu com a empresa E-ctare que investiu mais de R$ 30 milhões na cadeia produtiva. Vamos acessar novos mercados que até então eram restritos as grandes indústria e produtores, incluindo o pequeno produtor”, reforçou.


Visita

A secretária de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Carla Dantas, acompanhada pelo presidente da Adeal, Otávio Tavares, estiveram na UBL para conhecer o funcionamento da unidade industrial, além de fazer uma visita a planta para a produção de leite e pó.

Na oportunidade, a gestora da Agricultura participou ainda de uma reunião com os dirigentes da CPLA. “Foi um encontro importante e produtivo. Agradecemos pelo Programa do Leite e destacando que atuamos como um meio integrador do estado com o pequeno produtor alagoano”, finalizou Monteiro.

Mais matérias
desta edição