loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 05/07/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Rural

Rural

VITRINE (Fim de Semana, 20 e 21/05/2023)

Selo Biocombustível Social cria oportunidades em AL

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Imagem ilustrativa da imagem VITRINE (Fim de Semana, 20 e 21/05/2023)
-

Alagoas é o quinto Estado do Brasil e o primeiro do Nordeste em número de agricultores familiares que participam da comercialização de matérias-primas para fabricação de biodiesel. São mais de 3,6 mil agricultores e oito cooperativas incluídas no programa do Selo Biocombustível Social.

Em Alagoas, a parceria de cooperativas com as indústrias de biodiesel tem promovido diferentes ações que atendem mais de 10 mil agricultores familiares. Um exemplo desse trabalho foi apresentado a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) no sábado passado (13/5).

A Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários (COOPAIBA), em Piaçabuçu, recebeu a visita técnica do diretor superintendente da Ubrabio Donizete Tokarski, além de consultores e gestores da Unicafes-AL e do governo de Alagoas. A associação representa nacionalmente a cadeia produtiva desses biocombustíveis.

Tokarski conheceu diferentes projetos, a exemplo da produção de mudas de coqueiros para distribuição com cooperados, formação de grupos produtivos e mulheres e de jovens, além de acompanhar de produção de óleo de coco, um dos principais itens de produção voltados a produção do biodiesel comercializado em Alagoas, através do Selo Biocombustível Social.

“Em Piaçabuçu viemos importantes exemplos de como o Selo auxilia no aumento de renda das famílias e cria novas oportunidades”, aponta Donizete.

Relacionadas