Vacinação contra a febre aftosa termina dia 31
Declaração pode ser feita pelo criador de forma online ou presencial nos escritórios da Adeal
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 27/05/2023 - Matéria atualizada em 27/05/2023 às 04h00
Iniciado no dia 1º de maio, o prazo para o criador vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa será encerrado, na próxima quarta-feira, dia 31, não havendo prorrogação.
Nesta primeira etapa da campanha de vacinação, a meta é vacinar 100% do rebanho do estado, que corresponde a mais de 1,3 milhão de animais de todas as idades.
Declaração
A Adeal informa ainda que o prazo para que o criador faça a declaração de forma online (para aqueles já cadastrados no sistema) e ou presencial (nos escritórios da agencia de defesa existente em todo o estado), encerra no dia 15 de junho.
![Em Alagoas, todo o rebanho de bovídeos deverá ser vacinado contra a doença](https://cdn.gazetadealagoas.com.br/img/inline/400000/Vacinacao-contra-a-febre-aftosa-termina-dia-310040476000.jpg?xid=600342)
A Adeal alerta ainda que o criador que não vacinar o rebanho estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), ficando impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.
De acordo com o órgão de defesa agropecuária, no caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.