loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Rural

Rural

Lúpulo de AL conquista premiação nacional

Copa Brasileira consagrou o estado no mercado de cerveja

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Alagoas entrou de vez para a história no mercado cervejeiro do Brasil. O estado, que recentemente iniciou a produção comercial de lúpulo, produto essencial para a fabricação da bebida, conquistou o 2º lugar em duas categorias da Copa Brasileira de Lúpulos de 2023, realizada em Campinas (SP).

Alagoas levou duas medalhas de prata nas categorias Triple Pearl e Chinook. Ambas são conhecidas, entre os produtores de lúpulo, cujo principal uso é na fabricação de cerveja, pelos gostos amargo e doce, cítrico e herbal, nesta ordem.

Aluysio Righety (esquerda), durante premiação da Copa Brasileira de Lúpulo
Aluysio Righety (esquerda), durante premiação da Copa Brasileira de Lúpulo | Foto: Cortesia

Quem representou o estado no evento pela primeira vez na história foi Aluysio Righetti, que administra uma fazenda de lúpulo, no município de União dos Palmares, em Alagoas. Ele é responsável pelo primeiro plantio comercial de lúpulo no Nordeste.

Orgulhoso com a conquista das medalhas em São Paulo, em meio a diversos fazendeiros, especialistas e produtores de lúpulo de alto nível, ele falou da relevância da premiação como incentivo ao crescimento do segmento no estado.

“Das 15 variedades na competição, em duas delas, o segundo melhor lúpulo do Brasil é daqui de Alagoas. Ganhamos diploma e medalhas na competição. É muito importante esse reconhecimento e significa que temos um produto da melhor qualidade sendo cultivado no estado”, disse Aluysio.

A Copa Brasileira de Lúpulo reuniu fazendeiros, cervejeiros e cientistas do segmento de todo o Brasil, contando com 34 fazendas de diferentes regiões do Brasil, além de 85 amostras de lúpulo divididas em 16 variedades.

Relacionadas