Rural
Agropecuária terá clima favorável até junho de 2024
Previsão de chuvas regulares deve beneficiar o setor

O meteorologista alagoano e professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luiz Carlos Molion, revelou que as previsões climáticas no país até junho de 2024 ano serão favoráveis às produções agrícolas e que as chuvas serão regulares, o que beneficia o setor agropecuário.
“Eu trabalho com a previsão de que não vamos ter El Ñino no país”, disse, categórico, o professor que é um dos principais nomes sobre fenômenos climáticos do país. O El Ñino, citado por Molion, provoca alterações nos padrões climáticos de temperatura na faixa tropical da terra. No Brasil, quando o fenômeno acontece, além das chuvas na região sul, o norte e nordeste sofrem com seca severas.

A condição climática pode prejudicar ou beneficiar consideravelmente o produtor rural no plantio da cana ou de grãos, por exemplo, caso ele não tenha se preparado com antecedência.
“As maiores temperaturas no país, geralmente, ocorrem em janeiro, fevereiro e março, quando há muita incidência de calor e pouca chuva. Esse cenário prejudica os cultivos, mas, em particular, o da cana-de-açúcar, não é o que está acontecendo. A atmosfera não está respondendo à mudança da temperatura da água do oceano. Nós vamos ter, sim, águas ligeiramente mais aquecidas”, explicou o meteorologista.
Luiz Carlos Molion foi um dos palestrantes do Simpósio da Cana, realizado em Maceió, semana passada, onde apresentou a palestra “Perspectivas do clima para a safra e sua tendência para 15 anos”.