app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5595
Rural

PMGCA destaca potencial de novas variedades de cana

Resultados em nível comercial dos novos materiais foram apresentados em encontro técnico do setor em Alagoas

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 22/07/2023 - Matéria atualizada em 22/07/2023 às 04h00

O pesquisador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) e diretor Técnico da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Antônio Rosário, apresentou, em encontro técnico do setor sucroenergético alagoano, os resultados a nível comercial de novas variedades de cana no rendimento da esteira das usinas. São elas: RB07818, 08791 e a 06404, além da 07814.

“São resultados muito bons destes quatro materiais que têm se destacado em Alagoas na questão agrícola, industrial e fitossanitária no que diz respeito a resistência a doenças e pragas”, afirmou Rosário.

Segundo o pesquisador, a variedade RB 06404, por exemplo, é uma cana que chega a quatro metros e trinta centímetros de altura. “Temos na usina Marituba resultados dessa variedade que são excelentes com o mesmo desenvolvimento que também foi observado em Sergipe, além da usina Porto Rico”, afirmou.

 

Antônio Rosário destacou o desempenho das novas variedades já em campo
Antônio Rosário destacou o desempenho das novas variedades já em campo - Foto: ARQUIVO
 

De acordo com o diretor da Asplana, no caso da usina Coruripe, no plantio de inverno utilizou uma área de 1.200 hectares para receber a RB 06404.

“As demais variedades nós temos resultados excelentes a nível comercial da primeira até a terceira folha e dentro do manejo adequado. A 064034, vale lembrar, é uma cana para final de safra, tendo uma saúde muito boa, em função da capacidade de desenvolvimento que é muito rápido”, destacou ele, lembrando que a preocupação do setor está na cana para o final de safra já que muitas usinas moeram de março a maio passado, que é considerado um período crítico.


Começo

Já para o começo de safra, segundo Rosário, a RB 07818 e a 07814 são dois materiais, filhos da RB 579, que apresentam características de precocidade, riqueza e de sanidade e sem ter o problema da cor do caldo. “Conseguimos, nas condições normais de cruzamento, retirar essa característica indesejada na cor do caldo. As usinas podem iniciar com elas, tendo bons ATR e com boa qualidade da matéria-prima”, finalizou.

Mais matérias
desta edição