app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Rural

Circuito Leiteiro incentiva pequeno produtor

Evento é chancelado pela Associação dos Criadores de AL (ACA)

Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 02/09/2023 - Matéria atualizada em 02/09/2023 às 04h00

O 3º Torneio Leiteiro do Assentamento de Poço de Pedras, realizado no município de Belo Monte, marcou o início das atividades do Circuito Leiteiro, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária com a chancela da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA). A competição, que foi a primeira do calendário deste ano, ocorreu, sábado passado, reunindo 22 vacas, seis novilhas e 27 produtores. 

Os grandes campeões do Torneio Leiteiro do Assentamento de Poço de Pedras foram os produtores Paulo Jorge, com a vaca adulta Galega, que registrou um total de 88,400 kg de leite na competição, e Sérgio Santos, com a vaca jovem Moderna, que registrou 64,900 kg de leite durante os dias de evento. A produção média diária de leite da vaca adulta passou de 44 kg e a da vaca jovem foi de 32 kg.

 

O 3º Torneio Leiteiro de Poço de Pedras, em Belo Monte, deu pontapé na realização do circuito alagoano
O 3º Torneio Leiteiro de Poço de Pedras, em Belo Monte, deu pontapé na realização do circuito alagoano - Foto: Assessoria
 

O produtor Paulo Jorge, que é tricampeão da competição, afirmou que o torneio destaca o potencial da produção de leite da região. “Eu investi em inseminação. Temos aqui touro de alta qualidade. A CPLA sempre fornece sêmen para a gente”, afirmou ele, destacando ainda que recebe suporte por meio de cursos com a finalidade de promover o melhoramento genético da criação.

Sérgio Santos também falou da sua experiência até chegar ao momento de comemoração no torneio. “É muito trabalhoso para conseguir uma novilha boa, mas com o apoio e o incentivo através dos embriões, da inseminação e do sêmen, conseguimos animais melhores”, afirmou.

A ACA segue com o calendário do Circuito Leiteiro até o mês de dezembro e já tem 25 torneios agendados. Viabilizado por meio do fomento concedido pelo estado de Alagoas e executado pela Secretaria de Agricultura, o circuito passará a valorizar a atividade familiar de três mil famílias conectadas, principalmente, na região da Bacia Leiteira.

Mais matérias
desta edição