Rural
Circuito Leiteiro realiza primeira prova para caprinos da temporada
.

A programação do Circuito Leiteiro Alagoano segue a todo vapor, buscando incentivo à valorização dos produtores de leite da agricultura familiar do Estado e um impulso à economia local. A próxima competição do calendário ocorrerá, entre os dias 07 e 09 de setembro, com o Torneio Leiteiro Caprino – Povoado Selma Bandeira, em São José da Tapera, promovido pela Cooperativa da Agricultura Familiar do Sertão de Alagoas (Cafisa).
A edição marcará a realização da primeira prova de caprinos da temporada. Neste segundo Torneio do Circuito, as disputas receberão 80 animais e 25 produtores. Com um montante de mais de R$ 5mil em prêmios, a competição vai abrir as portas para produtores dos municípios de Limoeiro de Anadia, Arapiraca, Pão de açúcar, São José da Tapera, Carneiros, Piranhas, Senador Rui Palmeira e de Porto da Folha, em Sergipe, além dos produtores do assentamento Selma Bandeira.
A competição valerá para as categorias aberto e iniciantes. De acordo com um dos organizadores do evento, Marcondes Lima, a ideia do projeto é incluir os produtores menores. “Esse ano, a gente trouxe a categoria iniciantes, que são esses produtores que estão começando, que nunca participaram. Criadores que achavam que não tinham como concorrer de igual para igual. Com isso, para incentivá-los e dar oportunidades, resolvemos fazer esse ano um torneio apenas para ele”, destacou.
Segundo Marcondes, outra atração será o torneio de peso de caprinos e ovinos, que vai ofertar R$ 1 mil para os produtores que conquistarem o 1° e o 2° lugar. “É uma forma de incentivar a caprinovinocultura dos nossos municípios visto que o manejo que é destaque na região nordeste do Brasil, já que os caprinos e ovinos sobrevivem a áreas com diversas situações de clima e vegetação”, disse o organizador.
O Circuito Leiteiro Alagoano é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), com apoio do Governo do Estado de Alagoas, por meio de fomento executado pela Secretaria de Estado da Agricultura. O objetivo é buscar incluir produtivamente agricultores familiares na pecuária leiteira, levando palestras e capacitações paras as comunidades leiteiras durante as disputas.