Quinta etapa da PSC começa dia 30
Última vacinação, realizada no primeiro semestre, imunizou mais de 138 mil suínos em AL
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 07/10/2023 - Matéria atualizada em 07/10/2023 às 04h00
A Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa informou que a quinta etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) terá início no próximo dia 30 de outubro e segue até o dia 08 de dezembro, em todo o território alagoano.
A quarta etapa da campanha, realizada em Alagoas no período de 15 de maio até 15 de julho, foi finalizada com mais de 138 mil animais vacinados. De acordo com informações repassadas pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a expectativa inicial era vacinar um rebanho estimado em 116 mil animais.
Segundo levantamento realizado pelo Mapa, na última etapa, as regiões agreste e sertão do estado foram as que tiveram maior número de suínos vacinados. Apenas os municípios de Campo Grande e Olho d’Água Grande não tiveram registro de vacinações. O levantamento constatou ainda que a grande maioria dos criadores do estado é formada por pequenos criadores.

Os animais vacinados, segundo informou a Adeal com base nas informações repassadas pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), fizeram parte do plantel de 5.263 propriedades rurais de Alagoas.
A vacinação, gratuita, foi realizada por 63 vacinadores contratados, sem qualquer custo para o criador. A campanha é uma ação público-privada e faz parte do Programa Nacional Brasil Livre da Peste Suína Clássica que tem a finalidade de erradicar e combater a PSC na zona não livre da doença.
A iniciativa contou com o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e da Adeal, responsável pela fiscalização da vacinação.
A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos domésticos e asselvajados. Os principais sintomas são: febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.