app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Rural

VITRINE (Fim de Semana, 11 e 12/11/2023)

Carro a hidrogênio é apresentado à Pindorama

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 11/11/2023 - Matéria atualizada em 11/11/2023 às 04h00

Uma comissão formada por entidades ligadas aos canavieiros visitou a primeira estação experimental para abastecimento de hidrogênio a etanol no mundo, em desenvolvimento na Escola de Engenharia Mecânica da Politécnica, vinculada à USP. A visita aconteceu em parceria com a Federação Paulista de Agricultura.

Representante da Cooperativa Pindorama, o presidente Klécio Santos conheceu o veículo Mirai, cedido pela Toyota para testar a performance da troca de motores a combustão interna para começar a usar hidrogênio produzido a partir do etanol.

Apreciador da iniciativa e grande incentivador do uso do etanol como adaptação para as novas necessidades sustentáveis, Klécio Santos se disse entusiasmado com a tecnologia que está sendo implementada.

“Em breve serão abastecidos até mesmo veículos de grande porte. No caso do carro Toyota de 180 cavalos, aqui representado, a previsão é de rodar 17 Km com apenas um litro de etanol. Já estamos ansiosos pelo uso dessa tecnologia em outros postos pelo Brasil. O que se projeta é que, num futuro próximo, a implantação dessa tecnologia terá custo similar, para os postos, ao equipamento usado no abastecimento de carros à GNV”, vibrou o presidente da Cooperativa Pindorama, a maior produtora de etanol de cana-de-açúcar de Alagoas e a primeira usina de etanol de milho do Norte-Nordeste do Brasil.

Mais matérias
desta edição