app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Rural

Abelhas-sem-ferrão ajudam na polinização

Trabalho descobriu preferências de cada espécie de abelha para determinadas hortaliças cultivadas em estufas

Por EMBRAPA | Edição do dia 25/11/2023 - Matéria atualizada em 25/11/2023 às 04h00

Uma pesquisa científica reuniu dados para orientar o uso de abelhas-sem-ferrão para a polinização de hortaliças em ambientes protegidos. O trabalho abordou dois desafios em cultivos protegidos: a aclimatação dos insetos às condições das estufas brasileiras e a oferta insuficiente de colônias para atender à demanda.

O trabalho está no âmbito do projeto “Aclimatação, seleção, e desenvolvimento de método de produção de ninhos de abelhas-sem-ferrão para polinização de culturas em ambientes protegidos” que selecionou três espécies de abelhas-sem-ferrão para os experimentos: a moça branca (Frieseomelitta varia), mandaguari (Scaptotrigona cf. postica) e a mandaçaia (Melipona quadrifasciata).

 

No experimento, abelhas mandaçaia aumentaram a produtividade de tomate italiano em 20%
No experimento, abelhas mandaçaia aumentaram a produtividade de tomate italiano em 20% - Foto: Lucas Borges
 

Foram avaliados os comportamentos de cada espécie em relação a diferentes condições de luminosidade e temperatura. As abelhas selecionadas têm tamanhos diferentes, distribuição geográfica ampla e os meliponicultores possuem um certo domínio com o manejo delas, o que facilita obter colônias certificadas e, ao mesmo tempo, trocar conhecimento sobre esses insetos.

A pesquisa foi realizada durante quatro anos em condições controladas (arenas para bioensaios) e em plantios comerciais em casas de vegetação da Fazenda Malunga, empresa de produção orgânica de hortaliças localizada no Distrito Federal.

Com alimentação, temperatura e luminosidade ao gosto das abelhas, os pesquisadores encontraram evidências sobre as preferências de cada espécie por cultura. Para polinizar cem pés de tomate italiano, por exemplo, é necessária uma caixa da abelha-sem-ferrão mandaçaia.

Mais matérias
desta edição