Prazo para vacinação da aftosa encerra dia 30
.
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 25/11/2023 - Matéria atualizada em 25/11/2023 às 04h00
Criador que deixar de vacinar, além de ficar impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal, impedindo a circulação dos animais, deve pagar uma multa no valor de dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL)
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que o prazo para que o criador faça a vacinação do rebanho contra a febre aftosa será encerrado na próxima quinta-feira, dia 30 de novembro.
A segunda etapa da campanha de 2023 que início no dia 1º de novembro com a meta de vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos do estado com idade de zero até dois anos de vida.
Atualmente, segundo dados da agência de defesa agropecuária, o plantel de bovídeos em Alagoas supera a marca de 500 mil de animais.
A Adeal alerta ainda que o criador que não fizer a declaração fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e impossibilitado de circular e comercializar os animais, além de estar sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.
De acordo com o órgão de defesa agropecuária, no caso da não vacinação, o valor de multa a ser pago corresponde a 10 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e de não de declarar de 30 unidades.