app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Rural

Alagoas já vacinou mais de 17 mil animais contra a PSC

A 5ª etapa da campanha contra Peste Suína Clássica segue até o dia 12 de dezembro em todo o estado

Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 02/12/2023 - Matéria atualizada em 02/12/2023 às 04h00

A 5ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) já imunizou 17.011 animais vacinados em propriedades alagoanas, chegando a uma efetividade de 12,28%, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). Esta etapa, que teve início no em 30 de outubro, segue até 12 de dezembro, com vacinadores visitando as propriedades e vacinando os animais.  

Alagoas é o primeiro dos 11 estados da zona não livre da PSC que aderiu ao projeto-piloto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Durante a 4ª etapa, Alagoas realizou a maior cobertura vacinal da campanha contra PSC com a vacinação de 138.519 animais em mais de 5 mil propriedades, sendo a meta inicial a imunização de 120 mil animais. 

O alcance aumentou consideravelmente com relação a outras etapas realizadas em Alagoas, que teve início em 2021, quando foram registrados a vacinação de 119 mil (1ª etapa), 127 mil (2ª etapa) e 116 mil animais (3ª etapa). Os bons resultados nas campanhas trazem mais segurança para os criadores, que podem produzir sabendo que o estado está protegendo seus plantéis, e também para a saúde dos consumidores

 

Na quarta etapa, foram vacinados mais de 138 mil animais em Alagoas
Na quarta etapa, foram vacinados mais de 138 mil animais em Alagoas - Foto: ASCOM SEAGRI
 

O trabalho de imunização está sendo realizado e para que Alagoas conquiste o status de zona livre da Peste Suína Clássica, podendo chegar a não obrigatoriedade da vacina nos animais, é importante a adesão de todos os criadores. A imunização fortalece a suinocultura alagoana, garantindo a saúde dos animais e oportunizando aumento no desempenho produtivo, além de assegurar a abertura de mercados para comercialização da carne suína e produtos da cadeia produtiva.


Campanha

A campanha contra a Peste Suína Clássica é direcionada para todos os criadores de suínos, independente da idade. Em Alagoas, cerca de 90% dos criadores são da agricultura familiar e a gratuidade na vacinação, através do aporte de mais de R$ 500 mil reais do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, e os parceiros público-privados: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - o IICA, a ABCS e o Ministério da Agricultura foi primordial para imunização a custo zero dos animais. 

Ela faz Plano Estratégico Brasil Livre de PSC, um projeto piloto lançado em 2021, por meio da parceria firmada entre o MAPA e iniciativa privada, contando com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, por meio da Seagri e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

Mais matérias
desta edição