app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5751
Rural

Projeto é destaque em revistas científicas da América Latina

Publicação cita a doação das mantas geotêxteis para agricultores familiares de Arapiraca e região

Por Editoria do Gazeta Rural com assessoria | Edição do dia 16/12/2023 - Matéria atualizada em 16/12/2023 às 04h00

A revista Observatorio de La Economía Latinoamericana (OLEL) publicou, em sua última edição, o artigo intitulado Viabilidade econômica do uso da cobertura do solo em culturas orgânicas de alface na região semiárida do estado de Alagoas, Brasil. O artigo cita o apoio da Agreste Saneamento na doação das mantas geotêxteis para agricultores familiares de Arapiraca e região. O material de polipropileno, inicialmente utilizado pela empresa no processo de tratamento da água, é entregue para pequenos produtores rurais que recebem consultoria técnica em uma parceria com a Prefeitura de Arapiraca.

 

Mantas contribuem para reduzir a perda de água e os custos de produção
Mantas contribuem para reduzir a perda de água e os custos de produção - Foto: Ascom
 

Na agricultura local, as mantas ganham outro uso, de proteção do solo. Como cobertura para terra, elas contribuem para reduzir a perda de água e os custos de produção, fazendo com que as mantas tenham um grande potencial num processo conhecido como mulching alternativo.

A diretora geral da Agreste Saneamento, Angela Lins explica que a empresa implementou o projeto Agreste Rural, responsável pela doação dos materiais, ainda em 2018 e ele vem sendo desenvolvido ano após ano na região.

“Nós ficamos muito contentes em ver os resultados de um trabalho sério que alia pesquisa, ciência e inovação no meio rural e que tem eficiência, que desenvolve a comunidade e os agricultores. Isso mostra o comprometimento da Agreste Saneamento na atuação em dois pilares fundamentais da empresa que são a sustentabilidade e a inovação”, enfatizou.

Mais matérias
desta edição