app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Rural

Torneios Leiteiros impulsionam cadeia produtiva de AL

.

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 16/12/2023 - Matéria atualizada em 16/12/2023 às 04h00

Agricultores familiares dos municípios de Atalaia e Girau do Ponciano participaram de torneios leiteiros no último fim de semana. A capacidade produtiva e a qualidade de rebanhos se destacaram nas competições.

No distrito Ouricuri, em Atalaia, seis agricultores vinculados à Associação dos Produtores do Agronegócio Vale Campo da região divulgaram o potencial genético de seus animais na competição através da Cooperativa Vale do Paraíba. Na oportunidade, oito animais, entre novilhas e vacas, foram avaliados.

Com média de 38 litros de leite, Jackson Farias, também diretor da Secretaria de Agricultura de Atalaia, foi o grande campeão nas duas categorias. “Com a vinda do tanque de resfriamento [da Cooperativa Vale do Paraíba] iniciei minha atividade com o gado leiteiro. Uma nova experiência. Foi a primeira vez que participei. O apoio da Seagri e da prefeitura foi fundamental”, destacou.

 

Circuito reforça a qualidade e o potencial produtivo do rebanho da agricultura familiar
Circuito reforça a qualidade e o potencial produtivo do rebanho da agricultura familiar - Foto: Divulgação
 

Em Girau do Ponciano, no Parque de Vaquejada José de Messias Barros, a 3ª edição da Expo Girau também foi diversificada. Na ocasião, 27 produtores rurais atendidos pela secretaria de Agricultura, por meio da ATEG do Senar Alagoas, foram beneficiados com o evento.

Paulo Murilo conquistou o primeiro lugar no pódio na categoria vaca adulta, e José Carlos, conhecido por Carlinhos, levou a melhor na de vacas. Ao todo, foram 21 vacas adultas e oito vacas jovens competindo.

Além do tradicional torneio leiteiro, promovendo a qualidade e eficiência na atividade, o evento contou com feira de artesanato, feira de implementos agrícolas, show artístico e exposição de cavalo mangalarga marchador e gados das raças sindi, nelore e girolando.

Mais matérias
desta edição