app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Rural

Diretor da Unicafes-AL é eleito para Câmara Setorial Nacional da Mandi

Eloizio Lopes Júnior, foi eleito, por unanimidade, para ocupar a presidência do colegiado pelo biênio 24/25

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 16/12/2023 - Matéria atualizada em 16/12/2023 às 04h00

O diretor Comercial da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Unicafes-AL), Eloizio Lopes Júnior, foi eleito, por unanimidade, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca, ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O ato aconteceu durante encontro técnico virtual que oficializou a presidência do alagoano para o biênio 24/25.

Integrante da Câmara desde 2006, Eloizio Lopes é considerado um exímio quadro técnico do setor em Alagoas e teve o nome referendado por meio da Unicafes Nacional. A Câmara Setorial da Mandioca é instituída pelo Mapa e conta com a representantes de 25 instituições dos setores público e privado do Brasil.

 

Eloizio Júnior é integrante da Câmara Setorial desde 2006
Eloizio Júnior é integrante da Câmara Setorial desde 2006 - Foto: Divulgação
 

Através de quatro reuniões anuais, os pares têm a oportunidade de avaliar e planejar ações pontuais para a produção da mandioca e da indústria nacional. Segundo o novo presidente da Câmara, vão compor as próximas ações atividades para abrangência do maior número de cadeiras produtivas e para a elaboração de um planejamento de cinco anos.

“Estamos todos entusiasmados pela oportunidade de contribuir e efetivar nossas propostas. Queremos avaliar e propor, por exemplo, o emprego de mais tecnologia e a expansão da produção de mudas e sementes. Para isso, queremos formar na Câmara um planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Também deveremos fortalecer a realização do Congresso Brasileiro da Mandioca, que sempre foi marco para o setor”, destacou Lopes.

A frente da articulação comercial da Unicafes-AL desde 2021, Lopes também já presidiu a instituição alagoana. Segundo ele, a contribuição com a Câmara Nacional é fruto da jornada empreendida pela Federação. “A Unicafes tem encontrado eco em diversas frentes do agronegócio e do cooperativismo no Brasil, com um trabalho produtivo liderado pelo presidente Antonino Cardozo. Sem dúvida, não teríamos alcançado essa caminhada sem a base cooperativista estadual e nacional”, apontou.

Mais matérias
desta edição