app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Rural

Vacinação contra PSC é prorrogada

Novo prazo será encerrado na próxima sexta-feira, dia 22 de dezembro

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 16/12/2023 - Matéria atualizada em 16/12/2023 às 04h00

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prorrogou a quinta etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) até a próxima sexta-feira, dia 22. A princípio, a etapa seria finalizada dia 12.

A vacinação contra a PSC teve início em outubro passado em todo o território alagoano. Dados da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) apontam que, até o 28° dia de execução da etapa, foram vacinados mais de 69 mil animais.

 

PSC é uma doença que atinge não apenas suínos domésticos, mas também os asselvajados
PSC é uma doença que atinge não apenas suínos domésticos, mas também os asselvajados - Foto: ARQUIVO
 

De acordo com o último boletim divulgado pela ABCS, o agreste de Alagoas é a região que apresentou o maior número de animais vacinados, mais de 29 mil suínos. Na segunda posição está a região leste do estado – formada por municípios da zona da mata e litoral norte – com 26.700 suínos e na terceira colocação está o Sertão com 13.232 animais.

Neste período, foram visitadas 2.450 propriedades por 70 vacinadores cadastrados para a quinta etapa da campanha. A campanha é uma ação público-privada e faz parte do Programa Nacional Brasil Livre da Peste Suína Clássica que tem a finalidade de erradicar e combater a PSC na zona não livre da doença.

A iniciativa conta com o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), responsável pela fiscalização da vacinação.

Mais matérias
desta edição