levantamento técnico
Usinas já produziram 1,1 milhão de toneladas de açúcar VHP para exportação
Safra acumulou, de agosto do ano passado até janeiro, mais de 1,4 milhão de toneladas de açúcar - VHP, cristal e refinado


O Departamento Técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Etanol no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) informou que, até janeiro, a produção de açúcar pelas usinas do estado ultrapassou 1,4 milhão de toneladas. Desse total, pouco mais de 1,1 milhão de toneladas correspondem ao tipo VHP, destinado à exportação para os mercados mundial e americano.
Os dados fazem parte do boletim quinzenal de número 10, elaborado a partir das informações repassadas pelas usinas em operação no ciclo atual da cana-de-açúcar em Alagoas, consolidando a posição acumulada da safra até 31 de janeiro.
O levantamento técnico destaca ainda que pouco mais de 313 mil toneladas de açúcar já produzidas foram do tipo cristal, destinado ao mercado interno. Apenas sete das 15 usinas em operação estão produzindo esse tipo de açúcar na safra 2024/2025.
Além disso, o boletim aponta a fabricação de 5.760 toneladas de açúcar refinado, produzido por apenas uma unidade industrial do setor.
Segundo o levantamento, mais de 15,1 milhões de toneladas de cana já foram processadas nesta safra, sendo 12,5 milhões de toneladas destinadas à produção de açúcar pelas usinas. O restante foi utilizado para a fabricação de etanol anidro e hidratado.