loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Rural

Encerramento do ciclo

Usina Caeté encerra safra com destaque nos indicadores da cana

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A Usina Caeté finalizou a safra 24/25 no último dia 26 com o tradicional desfile de equipamentos do campo até a indústria, reunindo colaboradores no pátio industrial. O encerramento do ciclo foi marcado por desafios climáticos, mas também por avanços na qualidade da matéria-prima e nos resultados agroindustriais.

Segundo o superintendente Agroindustrial, Mário Sérgio Matias, a expectativa inicial de moagem foi impactada por uma seca extrema, com um déficit hídrico de 297 mm no período de crescimento da cana, resultando em uma redução de 12% no volume de cana própria e 30% no volume dos fornecedores. Apesar disso, houve um aumento de 7% no ATR, reduzindo o impacto na produção de açúcar e etanol.

Desempenho e indicadores

A cana própria da Usina Caeté teve uma queda de 5%, enquanto a dos fornecedores recuou 18%. No total, a moagem apresentou uma redução de 10%, mas o TCH (Toneladas de Cana por Hectare) manteve-se em 72 TCH, com uma melhoria no ATR de 10 kg/t, proporcionando um ganho adicional de 7% no ATR por hectare.

Nos indicadores industriais, a usina produziu aproximadamente 3.496.578 sacas de açúcar, 3,92% a mais que na safra anterior. Já a produção de etanol foi de aproximadamente 35.764 metros cúbicos, com uma redução de 27,7%, devido à priorização da produção de açúcar.

Mário Sérgio Matias destacou que, mesmo com um cenário climático desafiador, os investimentos no parque fabril e no setor agrícola continuam refletindo em ganhos de eficiência e qualidade na performance agroindustrial.

Fim da moagem foi marcado pelo desfile tradicional de máquinas pela indústria
Fim da moagem foi marcado pelo desfile tradicional de máquinas pela indústria | Foto: ASCOM

Relacionadas