loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 07/10/2025 | Ano | Nº 6069
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Rural

Crescimento

Brasil deve bater recorde na produção de soja em 24/25

Estimativa aponta safra de 171,6 milhões de toneladas, apesar de perdas no Sul do país

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A safra de soja no Brasil para o ciclo 2024/25 deve atingir 171,6 milhões de toneladas, representando um crescimento de 11,1% em relação à temporada anterior, conforme o relatório mensal da Céleres. Mesmo com adversidades climáticas afetando Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, o país segue como líder global na produção da oleaginosa.

A estiagem e as altas temperaturas reduziram a produtividade no Sul, resultando em uma queda de 2,4 milhões de toneladas na estimativa de produção em relação a fevereiro. O Rio Grande do Sul foi o estado mais impactado, com perdas de 1,3 milhão de toneladas, seguido por Mato Grosso do Sul (-0,9 milhão de toneladas) e Santa Catarina (-0,2 milhão de toneladas).

Apesar disso, a produtividade média nacional deve alcançar 61,6 sacas por hectare, um avanço de 9% em comparação à safra 2023/24. O cenário de forte colheita no Brasil ocorre em um momento de recuperação das cotações internacionais em Chicago, impulsionadas pela quebra na safra da Argentina. No entanto, os preços internos registraram aumento tímido, pressionados por custos logísticos elevados e a valorização do real no curto prazo.

O relatório da Céleres alerta que o mercado pode sofrer novas oscilações, dependendo da política comercial dos Estados Unidos e de um possível fortalecimento do dólar, o que poderia impulsionar os preços da soja no mercado brasileiro.

A produtividade média nacional deve alcançar 61,6 sacas por hectare, um aumento de 9% em relação à safra anterior
A produtividade média nacional deve alcançar 61,6 sacas por hectare, um aumento de 9% em relação à safra anterior | Foto: Pixabay

Relacionadas